Atualmente, estou entre o piso laminado e o vinílico. Me apaixonei enlouquecidamente pelos dois, mas é importante analisar as vantagens e desvantagens de cada um e, por isso, aproveitei para fazer um comparativo entre os pisos "queridinhos" do momento: Laminado, vinílico e porcelanato.
Piso Laminado:
A principal vantagem é o preço, em geral inferior ao da madeira maciça. Existem diversas opções de texturas no mercado, que podem ser réplica fiel da madeira natural, imitando até as tonalidades. O revestimento normalmente é fabricado a partir de madeira de reflorestamento. É mais resistente a riscos do que a madeira natural.
O piso laminado tem este nome por ser fabricado em camadas. É revestido de uma lâmina decorativa, e o miolo, normalmente, elementos obtidos das fibras da madeira. A proteção final se dá por uma camada de um filme cristalino de celulose que impermeabiliza e dá brilho ao material. Normalmente, é um revestimento que não favorece a acústica. Porém, a aplicação de uma manta sob o piso reduz o barulho.
O processo de limpeza contará muito com a vida útil do piso laminado. Produtos abrasivos, saponáceo, buchas, ceras, qualquer tipo de líquido ou mesmo exposição ao sol poderão manchar o piso com o passar do tempo.
Piso Vinílico:
A maior vantagem do Piso Vinílico ou piso PVC é que pode ser aplicado diretamente no contrapiso, cimentados, granilites, cerâmicas, lajotas, entre outros materiais. Mas, ele não pode ser colocado por cima de pedras irregulares ou sobre o cimento queimado. A colocação é prática e fácil, além de não fazer muita sujeira.
Também é uma opção mais ecologicamente correta, pois é fabricado a partir de materiais reciclados. Outra vantagem é ser macio, térmico e anti-chamas, proporcionando conforto e segurança. Pode ser encontrado em forma de tapete, placa ou manta, dispensam argamassa na instalação e normalmente são fixados com cola.
Sua preferência tem sido também, graças à sua grande resistência e fácil limpeza, motivos mais que suficientes para ser o preferido nos espaços de maior movimento como academias, escolas, shoppings e vários outros ambientes públicos. Em residências, seu uso ainda não tem boa aceitação no Brasil, mas já é bastante utilizado na Europa e Estados Unidos.
É indicado para ambientes internos, mas deve-se evitar o uso em banheiros, pois o contato constante com água e umidade pode comprometer o desempenho da cola. Também não é recomendada a aplicação de pisos vinílicos sobre madeira. Antes de instalá-lo sobre cerâmica, esta deve receber um tratamento especial. Sua maior aceitação é para imóveis onde residem idosos e crianças, pois é antialérgico e livre de sofrer qualquer ataque de traças ou cupins.
Além disso, não retém poeira, é totalmente antialérgico e resistente à queima de cigarros e fósforos. Os pisos vinílicos proporcionam uma decoração diferenciada, além da economia se comparado aos outros modelos de pisos, como o piso frio e o de madeira.
Piso de Porcelanato:
É o mais utilizado principalmente pelos arquitetos devido à alta resistência à abrasão, durabilidade, grande variedade de tons e texturas. As marcas que fabricam este tipo de piso cerâmico inspira-se em outros elementos como pedra, madeira, cimento, metal, couro e tecido para formar uma gama de opções.
As placas vêm em diversos tamanhos. A porosidade quase nula do porcelanato o torna bastante impermeável. Sua instalação é relativamente rápida, mas como a maioria dos pisos, requer a regularização do contrapiso antes da aplicação.
Este tipo de piso pode ser aplicado em ambientes internos ou externos como na cozinha, no banheiro, em salas e quartos. Cores escuras e texturas com aparência amadeirada transmitem conforto. As cores claras dão impressão de amplitude.
Fonte: Gesso e Iluminação
Tabela: Meu Piso Laminado
Espero que tenha sido útil para quem está a procura de pisos :)
Nenhum comentário :
Postar um comentário