sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Pisos: Laminado x Vinílico x Porcelanato?

Quando comprei meu apê, a corretora me alertou sobre a questão do piso a ser colocado no espaço escolhido: no meu caso, o imóvel só será entregue com piso nas áreas molhadas da planta, ou seja, banheiro, cozinha e sacada. Por um lado, o gasto vai ser um pouco maior, uma vez que vou precisar investir em pisos para as outras áreas do apartamento. Mas por outro, creio ser vantajoso, porque posso escolher um material bom, bonito e resistente.

Atualmente, estou entre o piso laminado e o vinílico. Me apaixonei enlouquecidamente pelos dois, mas é importante analisar as vantagens e desvantagens de cada um e, por isso, aproveitei para fazer um comparativo entre os pisos "queridinhos" do momento: Laminado, vinílico e porcelanato.

Piso Laminado:
A principal vantagem é o preço, em geral inferior ao da madeira maciça. Existem diversas opções de texturas no mercado, que podem ser réplica fiel da madeira natural, imitando até as tonalidades. O revestimento normalmente é fabricado a partir de madeira de reflorestamento. É mais resistente a riscos do que a madeira natural.
O piso laminado tem este nome por ser fabricado em camadas. É revestido de uma lâmina decorativa, e o miolo, normalmente, elementos obtidos das fibras da madeira. A proteção final se dá por uma camada de um filme cristalino de celulose que impermeabiliza e dá brilho ao material. Normalmente, é um revestimento que não favorece a acústica. Porém, a aplicação de uma manta sob o piso reduz o barulho.
O processo de limpeza contará muito com a vida útil do piso laminado. Produtos abrasivos, saponáceo, buchas, ceras, qualquer tipo de líquido ou mesmo exposição ao sol poderão manchar o piso com o passar do tempo.



Piso Vinílico:
A maior vantagem do Piso Vinílico ou piso PVC é que pode ser aplicado diretamente no contrapiso, cimentados, granilites, cerâmicas, lajotas, entre outros materiais. Mas, ele não pode ser colocado por cima de pedras irregulares ou sobre o cimento queimado. A colocação é prática e fácil, além de não fazer muita sujeira.
Também é uma opção mais ecologicamente correta, pois é fabricado a partir de materiais reciclados. Outra vantagem é ser macio, térmico e anti-chamas, proporcionando conforto e segurança. Pode ser encontrado em forma de tapete, placa ou manta, dispensam argamassa na instalação e normalmente são fixados com cola.
Sua preferência tem sido também, graças à sua grande resistência e fácil limpeza, motivos mais que suficientes para ser o preferido nos espaços de maior movimento como academias, escolas, shoppings e vários outros ambientes públicos. Em residências, seu uso ainda não tem boa aceitação no Brasil, mas já é bastante utilizado na Europa e Estados Unidos.
É indicado para ambientes internos, mas deve-se evitar o uso em banheiros, pois o contato constante com água e umidade pode comprometer o desempenho da cola. Também não é recomendada a aplicação de pisos vinílicos sobre madeira. Antes de instalá-lo sobre cerâmica, esta deve receber um tratamento especial. Sua maior aceitação é para imóveis onde residem idosos e crianças, pois é antialérgico e livre de sofrer qualquer ataque de traças ou cupins.
Além disso, não retém poeira, é totalmente antialérgico e resistente à queima de cigarros e fósforos. Os pisos vinílicos proporcionam uma decoração diferenciada, além da economia se comparado aos outros modelos de pisos, como o piso frio e o de madeira.



Piso de Porcelanato:
É o mais utilizado principalmente pelos arquitetos devido à alta resistência à abrasão, durabilidade, grande variedade de tons e texturas. As marcas que fabricam este tipo de piso cerâmico inspira-se em outros elementos como pedra, madeira, cimento, metal, couro e tecido para formar uma gama de opções.
As placas vêm em diversos tamanhos. A porosidade quase nula do porcelanato o torna bastante impermeável. Sua instalação é relativamente rápida, mas como a maioria dos pisos, requer a regularização do contrapiso antes da aplicação.
Este tipo de piso pode ser aplicado em ambientes internos ou externos como na cozinha, no banheiro, em salas e quartos. Cores escuras e texturas com aparência amadeirada transmitem conforto. As cores claras dão impressão de amplitude.




Tabela: Meu Piso Laminado

Espero que tenha sido útil para quem está a procura de pisos :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário